Notícias
COVID-19 | Centro de Vacinação do Concelho de Ovar
O processo de vacinação no concelho de Ovar arrancou no passado dia 18 de fevereiro com o objetivo de dar uma resposta eficaz à vacinação de todos os munícipes, bem como, permitir a massificação e aceleração do processo de vacinação no município de Ovar. Aferida a melhor localização e condições, foi instalado na Unidade de Saúde de Maceda, o Centro de Vacinação de Ovar, por decisão do ACeS Baixo Vouga.
Neste espaço, não houve necessidade de qualquer intervenção física no edifício, estando reunidas e asseguradas todos as condições para vacinar a população de modo seguro e acessível.
Numa fase inicial, estavam previstas a inoculação de 250 dose diárias, mas com capacidade para muito mais, tendo a possibilidade de aumentar o seu ritmo operacional de acordo com a disponibilidade de doses para o concelho. As imunizações disponibilizadas nesta fase são da Pfizer e da AstraZeneca, mas independentemente da marca fornecida, o centro e os seus profissionais estão preparados para administrar qualquer vacina.
A equipa inerente ao centro de vacinação de Ovar é constituída 15 profissionais; 10 enfermeiros, 1 médico, 1 assistente técnico e 3 assistentes operacionais. Em consonância com o resto do pais, os profissionais de saúde foram previamente vacinados.
Em conformidade, com o plano de vacinação nacional, foram definidos grupos prioritários de acordo com a vulnerabilidade à Covid-19. Ninguém deixará de ser vacinado e toda a população será vacinada desde que elegível de acordo com as normas indicadas para a vacina após vacinar os diversos profissionais de saúde, forças armadas, forças de segurança e professores.
Nesta fase, desde que elegíveis, o Centro de vacinação na Unidade de Saúde de Maceda, arrancou com dois grupos de pessoas:
- Pessoas com 80 ou mais anos de idade (Pfizer)
- Pessoas de idade ≥ 50 anos (AstraZeneca), com pelo menos uma das seguintes patologias:
- Doença coronária
- Insuficiência renal (Taxa de Filtração Glomerular < 60ml/min)
- (DPOC) ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração
No dia 24 de março, começaram a ser inoculadas vacinas ao grupo etário abaixo dos 80 anos com comorbilidades.
Até sábado, dia 27 de março, foram administradas de 5513 doses a utentes do concelho, essencialmente a população sénior, mas não só, incluem-se, pessoas com + de 80 anos, acima dos 50 com comorbilidades, forças de autoridade e utentes e profissionais Cerci. Somente parte das pessoas da faixa etária de + de 80anos receberam a 2ª dose. Este sábado, foi também vacinado o pessoal das escolas o nosso concelho, tendo sido inoculadas 258 doses (pessoal docente e não docente), perfazendo assim, um total 5739 doses administradas no Centro de Vacinação de Ovar.
Todos os utentes, desde que elegíveis, serão contatados através de chamada telefónica ou por mensagem, tendo que em qualquer dos casos, confirmar que aceita a vacina.
Neste período têm surgido alguns constrangimentos, nomeadamente no contato com os utentes, por estes não terem o número de telefone incluído ou atualizado na sua ficha na DGS, ou mesmo situações que os utentes, apesar de terem telemóvel, não conseguem ler/perceber as mensagens enviadas ou ainda por ficarem reticentes/”desconfiados”. Assim, algumas destas situações que impedem o contacto com os utentes. Para ultrapassar a s dificuldades identificadas no contacto dos utentes, a Freguesia de Maceda, bem como as restantes no Município de Ovar, têm colaborado, contactando as pessoas na sua morada de residência alertando para a vacinação, recolhendo os dados de contacto em falta para que a equipa de saúde publica de Ovar agende a vacinação com o utente. Nesse sentido, sempre que o contato não for possível por via telefónica, a Junta de Freguesia de Maceda, bem como, as restantes do concelho, deslocar-se-á à morada do utente em causa.
Todos os utentes elegíveis que ainda não tenham sido vacinados/convocados e que se enquadrem nestes dois grupos, mais de 80 anos e/ou acima dos 50 anos com comorbilidades (doenças associadas), devem contatar ou dirigir-se à Junta de Freguesia de Maceda, de forma, a serem encaminhados para a vacinação.
A Junta de Freguesia de Maceda, bem como, outras no concelho, tem ainda um papel importante, assegurando o transporte para os locais de vacinação, aos munícipes que vivem em Maceda, com mais de 80 anos, ou mais de 50 anos e dificuldades de mobilidade ou deslocação. Em caso de necessidade, os macedenses devem contatar a junta de freguesia para solicitar transporte até ao local de vacinação.
Notas informativas relevantes
Depois de tomar a vacina ainda necessito de usar máscara e respeitar o distanciamento? Sim!
Mesmo após ser vacinada, a pessoa deve continuar a observar todas as medidas preconizadas para a sua proteção e contenção da transmissão, incluindo o uso de máscara.
Por um lado, um vacinado só se deve considerar protegido de doença sete dias depois da toma da segunda dose da vacina. Este é o período de tempo que dá garantia de uma resposta robusta por parte do seu sistema imunitário.
Por outro, desconhece-se ainda se estar vacinado impede infeção assintomática. As vacinas conferem proteção contra a doença, mas não necessariamente contra ser portador e transmissor do vírus, sem exibir sintomas. As máscaras e o distanciamento evitam que possamos infetar outras pessoas caso sejamos portadores do vírus sem o saber.
Lembre-se:
A COVID-19 transmite-se através de gotículas expiradas pelo nariz ou boca, particularmente ao falar ou tossir. Também pode ser transmitida tocando nos olhos, nariz e boca após contato com objetos ou superfícies contaminadas.
Vacine-se: ajude a proteger os mais vulneráveis.
𝐕𝐚𝐜𝐢𝐧𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 - 𝐂𝐎𝐕𝐈𝐃-𝟏𝟗 - 𝐌𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢́𝐩𝐢𝐨 𝐝𝐞 𝐎𝐯𝐚𝐫.
Aguarde até ser contactado pelas autoridades de saúde.
Todas as pessoas serão contatadas por telefone por isso deverá atualizar o seu contacto telefónico na sua unidade de saúde familiar.
Se não foi contatado, não se desloque à Unidade de Saúde.
- Localização: USF de Maceda
- Largo da Igreja, Maceda